Uma Mensagem da Grande Sacerdotisa

Trabalhar com o Tarot pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora se você tiver a vontade e a disposição para se dedicar – disse a Grande Sacerdotisa. Esta foi uma de suas revelações para mim, enquanto estava desenvolvendo material para os cursos. É sobre ela que venho falar hoje.

A Grande Sacerdotisa
Rider-Waite-Smith Tarot

A Grande Sacerdotisa está à porta do templo e vela os segredos que se encontram em seu interior. Ela é a portadora do segredo e dos mistérios inconscientes. Ela domina o conhecimento do passado, do presente e do futuro e o crescente lunar aos seus pés é um símbolo de fertilidade, e também de intuição. Assentada em frente ao templo, passiva em suas ações, nada fala, nada pensa, ao mesmo tempo como se quisesse dizer: “Decifra-me, ou te devoro”. Em sua cabeça ela utiliza um chapéu com o tríplice lunar, como representação da Deusa em suas três fases, donzela, mãe e anciã.
É Ísis, detentora da magia.
Ao seu lado estão duas colunas, Boaz à sua esquerda e Jakin à sua direita, uma alusão à porta de entrada do templo de Salomão. A Grande Sacerdotisa não integra os opostos, mas os separa em equilíbrio. Ela toma o princípio ativo masculino do Mago e o equilibra com o seu oposto feminino, pois não pode haver poder sem este equilíbrio. Não há magia sem uma palavra mágica, não há encantamento sem uma varinha.

A Grande Sacerdotisa
Gothic Tarot – Joseph Vargo

“Adentrar o templo astral do inconsciente é uma experiência que pode fazer você mudar para sempre”.

Em uma leitura oracular é muito comum ela representar a nossa voz interior e intuição, aquilo que muitas vezes já sabemos, mas que por receios ou medo, não damos a devida atenção, principalmente se ela surgir acompanhada de  um 7 de espadas. Ela também poderá estar falando da acumulação de conhecimentos, ou da submissão à uma determinada circunstância, a retenção dos sentimentos e das ações, a passividade gerada por dúvidas.

Sacerdotisa de Delfos (1891)
de John Collier

Todos sabemos que a bruxaria é predominantemente feminina, mas o verdadeiro conhecimento, a sabedoria da Grande Sacerdotisa está muito além de opostos de luz e sombra, bem e mal, masculino e feminino. É como se ela estivesse a dizer: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” Como na inscrição da entrada do santuário de Delfos. A primeira mensagem da Grande Sacerdotisa para o adepto que deseja ser iniciado em seus mistérios, é a lei da polaridade:

“Tudo é dual, tudo tem o seu oposto. Luz e sombra são duas faces da mesma moeda. Todos os paradoxos podem ser reconciliados”.

Ainda assim, a Grande Sacerdotisa sem o poder do Mago, encerra-se em si mesma, tornando-se incapaz de pôr em prática o seu conhecimento, pois cai no dogmatismo. O Mago sem a força da Grande Sacerdotisa torna-se um charlatão, pois sem o seu conhecimento, está sujeito ao engano e torna-se como um aspirante que não desenvolve suas faculdades.

A Grande Sacerdotisa é um dos arcanos mais difícil de se qualificar com palavras, já que muitos dos seus poderes e habilidades estão cobertos pelo véu do mistério e é difícil que alguém o compreenda totalmente. Ela é o guia para aquele que deseja se aventurar nas profundidades da mente, a fim de descobrir os verdadeiros poderes escondidos no mais profundo do nosso íntimo.

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre o Tarot, aguarde os próximos posts ou conheça também nossos cursos.

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Texto: Leo Gitano
Obras Consultadas:
Bibiana Rovira, Conhecimento Iniciático do Livro de Toth – Ed. Pensamento
E.Waite, O Tarô Universal de Waite – Ed. Isis
Vários autores, Caibalion: Estudo da Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia – Ed. Pensamento
Joseph Vargo, The Gothic Tarot Compendium – Monolith Graphics
Alejandro Jodorowsky & Marianne Costa, O Caminho do Tarot – Ed. Chave

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s