O Rei de Copas é uma figura de personalidade branda comum ao elemento água, e é na suavidade de seu caráter que ele esconderá o seu lado mais sombrio, um vampiro!
Nele se combinam os elementos fogo (masculino) e água (feminino) e o resultado disso é uma alma apaixonada e indecisa devido a esta oposição de elementos. Ele está um tanto fora de seu lugar no plano aquático e intimamente ligado ao mundo feminino, por isso é considerado um inconstante, um homem de contradições.

O Rei de Copas
Rider Waite-Smith Tarot

O Rei de Copas conhece muito bem o plano das emoções e da sensibilidade e poderá fazer desse conhecimento uma arma, tornando-se alguém extremamente manipulador e vingativo quando contrariado.

Ele costuma se utilizar de chantagens emocionais para conseguir o que quer, é um homem que conhece bem as emoções e sabe como usá-las a seu favor. Ele personifica a figura daquele que esconde as más intenções atrás de uma aparência agradável, aquele que  “dá o tapa e esconde mão”, possuindo até alguns traços afeminados. Em aspectos afetivos ele é um homem inseguro que vive em um mundo de idealizações, mas quando não é correspondido, passa a adotar a postura de um homem mulherengo e mimado pela mãe.

Don Juan DeMarco
do filme de 1994

Ele é um típico “Don Juan” e tem o charme de moço romântico, sensível e poético, mas em sua essência sombria é um conquistador barato que se doa deliberadamente por aprovação alheia. Fidelidade não é uma de suas virtudes, já que se deixa levar por qualquer palavra doce, ou por suas próprias inseguranças.
Em seu lado sombra, o Rei de Copas derramará todas suas frustrações sobre o mundo tornando-se um vampiro energético, um narcisista, depressivo e alcoólatra.

Sem perceber, ele se torna um amontoado de mágoas e ressentimentos que espera que o mundo se devote a fazê-lo feliz.



Texto: Leo Gitano
Referências:
E.Waite, O Tarô Universal de Waite – Ed. Isis
Joseph Vargo, The Gothic Tarot Compendium – Monolith Graphics
Alejandro Jodorowsky & Marianne Costa, O Caminho do Tarot – Ed. Chave

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre o Tarot, aguarde os próximos posts ou conheça também nossos cursos.

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: