O lado sombrio do Rei de Copas

O Rei de Copas é uma figura de personalidade branda comum ao elemento água, e é na suavidade de seu caráter que ele esconderá o seu lado mais sombrio, um vampiro!
Nele se combinam os elementos fogo (masculino) e água (feminino) e o resultado disso é uma alma apaixonada e indecisa devido a esta oposição de elementos. Ele está um tanto fora de seu lugar no plano aquático e intimamente ligado ao mundo feminino, por isso é considerado um inconstante, um homem de contradições.

O Rei de Copas
Rider Waite-Smith Tarot

O Rei de Copas conhece muito bem o plano das emoções e da sensibilidade e poderá fazer desse conhecimento uma arma, tornando-se alguém extremamente manipulador e vingativo quando contrariado.

Ele costuma se utilizar de chantagens emocionais para conseguir o que quer, é um homem que conhece bem as emoções e sabe como usá-las a seu favor. Ele personifica a figura daquele que esconde as más intenções atrás de uma aparência agradável, aquele que  “dá o tapa e esconde mão”, possuindo até alguns traços afeminados. Em aspectos afetivos ele é um homem inseguro que vive em um mundo de idealizações, mas quando não é correspondido, passa a adotar a postura de um homem mulherengo e mimado pela mãe.

Don Juan DeMarco
do filme de 1994

Ele é um típico “Don Juan” e tem o charme de moço romântico, sensível e poético, mas em sua essência sombria é um conquistador barato que se doa deliberadamente por aprovação alheia. Fidelidade não é uma de suas virtudes, já que se deixa levar por qualquer palavra doce, ou por suas próprias inseguranças.
Em seu lado sombra, o Rei de Copas derramará todas suas frustrações sobre o mundo tornando-se um vampiro energético, um narcisista, depressivo e alcoólatra.

Sem perceber, ele se torna um amontoado de mágoas e ressentimentos que espera que o mundo se devote a fazê-lo feliz.



Texto: Leo Gitano
Referências:
E.Waite, O Tarô Universal de Waite – Ed. Isis
Joseph Vargo, The Gothic Tarot Compendium – Monolith Graphics
Alejandro Jodorowsky & Marianne Costa, O Caminho do Tarot – Ed. Chave

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre o Tarot, aguarde os próximos posts ou conheça também nossos cursos.

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s