Isis também assume a forma de uma cobra. Às vezes, ela é o Olho de Rá, uma energia solar em forma de cobra. Às vezes, Ela e Néftis são mostradas como duas cobras e substituem Wadjet e Nekhebet. Às vezes, ela é Isis-Thermuthis, uma forma helenizada de Isis-Renenutet, ou protetora  da colheita.

No período greco-romano, temos uma Ísis em forma de cobra combinada com o seu consorte greco-egípcio Serapis (e às vezes Osíris), também em forma de serpente. Como criaturas serpentes, Isis e Serapis são Agathe Tyche (Boa Fortuna) e Agathos Daimon (Bom Espírito), e foram considerados os protetores especiais de Alexandria. Como serpentes domésticas, chamadas thermoutheis .

Imagem egípcia do século II EC mostra Ísis com um
corpo de serpente
como Ísis-Thermouthis

Ísis também está associada à cobra em um dos seus mitos mais famosos.

No mito o Deus do Sol Rá é velho e baba enquanto faz o Seu caminho no céu. Então, a Deusa pega um pouco de Sua saliva, mistura com Terra e forma uma cobra sagrada que ela coloca ao longo do caminho de Rá.  No dia seguinte, quando Rá passa, uma cobra sagrada o morde. Rá experimenta a dor como nunca antes. Ele chama Deusas e Deuses para curá-lo incluindo Ísis. Ela revela que pode curá-lo, caso ele diga seu nome verdadeiro (o nome mágico mais potente do universo).  Depois de muita hesitação, ele finalmente cede e diz a Ísis o seu Verdadeiro Nome. A Deusa cura Rá, enquanto isso, ela ganha poder para si mesma.

E tudo começou através da magia de uma cobra sagrada. Já percebeu o poder que elas têm?

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre Deuses, Oráculos e Mitologia, aguarde os próximos posts!

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Texto: Adriana Rosa
Sites consultados:
ISIOPOLIS – isiopolis.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: