A Sereia no totem? Como assim?

Quando eu fiz minha primeira jornada xamânica com os animais de poder, um deles se apresentou para mim como uma “Sereia”. Eu fiquei bem confusa e relutante a acreditar nisto mas, num outro momento em um ritual com a ayahuasca, me transformei nos animais do meu totem e lá estava novamente a bendita da Sereia. Após admitir que, de fato, havia uma Sereia, começou então um processo de descoberta, mas que infelizmente me vi desamparada por não encontrar material no Brasil falando sobre animais de poder que incluíssem as Sereias e sua medicina. Espero que esse material que reuni, ajude-os a abrir a mente para possibilidades além de ursos, lobos e corujas, como animais de poder e/ ou aliados.

Os mitos das sereias (e tritões) são encantadores. A rica voz da Sereia nos chama com simbolismo e significado que esclarece o papel que este Guia Espiritual da Fantasia desempenha em nossas vidas. Muitas histórias das Sereias falam de uma beleza exótica e humanos que sucumbem às suas canções encantadoras.

“Sereia” vem do termo sermayde do século 14 , que significa Maid of the Sea . A palavra do inglês antigo era semelhante – merwif , ou Bruxa da Água. Sendo mulher, o simbolismo e o significado da Sereia estão ligados ao Sagrado Feminino, especificamente Deusas como Vênus, que governa o amor, e as Deusas do Mar, como Calipso. Esta não é uma mulher que pode ser domesticada. A feroz individualidade entre as sereias é bem conhecida – tanto que podem resistir a se estabelecer em qualquer lugar. Aqui, o espírito da sereia aparece fortemente ligado à singularidade e não conformidade.

Os artistas freqüentemente retratam sereias com um pente de espinha de peixe; esta ilustração surgiu devido às crenças dos marinheiros. Se você tivesse ossos de peixe a bordo de um navio, poderia saber que tipo de tempo estava chegando por meio de adivinhação e assumir o controle de uma tempestade para acalmar os ventos. Outra ferramenta da sereia é um espelho. Este objeto tem sido usado para magia com “espelho” muito parecido com uma bola de cristal. Os espelhos representam a lua e o eu intuitivo. Enrole essas ferramentas em uma bolsa de remédios e você terá habilidades para prever o futuro, visão ampliada, sensibilidade e aptidão psíquica.

Esses “Anjos do Mar” aparecem com mais frequência ao amanhecer e ao anoitecer. Estes são tempos “intermediários”, quando o véu entre os mundos se torna tênue. Alguns dizem que só se mostram a quem tem coração puro, dando à sereia o simbolismo da discrição e da consciência. As sereias tradicionais têm a parte superior do corpo de uma mulher e a parte inferior de um peixe. Imagens de sereias aparecem já na antiga Babilônia. Os marinheiros consideravam as imagens das sereias um amuleto da sorte, e é por isso que as figuras de proa foram esculpidas com a imagem dela.

Estando ligadas ao Elemento Água, a Sereia pode assumir o significado de uma fonte de vida, limpeza e renovação. A água também pode ser um inimigo feroz, com ondas quebrando que ameaçam nos levar para o desconhecido. Os antigos se viram inexplicavelmente atraídos pela Sereia, ao mesmo tempo em que temiam seus poderes. Os Trabalhadores da Luz acreditam que as sereias podem ter vindo originalmente da Atlântida como metamorfos. Depois, eles se mudaram para o reino Etérico; este é o lugar onde podemos nos conectar com eles e aprender sua sabedoria. Mermaid Medicine apóia a saúde ambiental e o reino do mar. Se você está fazendo trabalhos para a Terra, eles são excelentes ajudantes.

Aqueles que nasceram com a sereia impressa em sua alma se sentem um com a natureza. Eles vêem as maravilhas do mundo com um olhar apreciativo, mas também sabem que há muito mais coisas acontecendo por trás da cortina proverbial.

Animal Espírito Sereia

Quando a sereia nada com você, ela o leva ao reino da água, que também fala de nossas emoções. Você será desafiado a cavar fundo dentro de si mesmo para entender seus medos e cicatrizes. Só assim você pode realmente se curar. Ao longo dessa jornada, a sereia oferece amor e apoio.O espírito animal da sereia também pode transmitir uma mensagem sobre a reconexão com sua criança interior e a natureza. A inocência e a alegria da criança dançam com a beleza do mundo. Há uma riqueza neste processo de construção de relacionamento e a sereia é o seu guia. Como um ser etérico, a sereia está “fora do tempo”. Ela pode ensiná-lo a caminhar por diferentes mundos com segurança. Existem espaços e lugares onde todo o tempo gira em conjunto, abrindo possibilidades infinitas. Se Mermaid Spirit tivesse um mantra, seria “vá com o fluxo”. Entregue-se ao fluxo e refluxo das gravatas da sereia. Isso fornece adaptabilidade semelhante à forma como a água assume a forma de seu recipiente. Ao trabalhar com seu guia sereia, é essencial que você permaneça fiel a si mesmo: ela não tolerará fachadas. Mantenha-o real e esteja pronto para nadar.

Animal Totem Sereia

Aqueles que nasceram com a sereia impressa em sua alma se sentem um com a natureza. Eles vêem as maravilhas do mundo com um olhar apreciativo, mas também sabem que há muito mais coisas acontecendo por trás da cortina proverbial. A sereia constantemente interage e troca vários sentimentos com outras pessoas, incluindo alegria, paz e vivacidade. A linguagem do amor da sereia é uma afirmação. A ganância realmente não mede na mente da sereia. Elas não procuram possuir os outros, mas sim caminhar com eles em objetivos e sonhos mútuos. A criança interior da sereia é forte e muito ativa. A sereia é uma empática incrível, mas isso também pode ser sua ruína. Ela sente tudo. Uma sala lotada pode se tornar totalmente opressora. Felizmente, com o tempo e a prática, ela pode aprender a separar os sentimentos dos outros e considerá-los da mesma forma que alguém assiste a um filme. Isso protege a sereia de sobrecarga psíquica e esgotamento.
Em relação aos relacionamentos, as pessoas sereias podem não se estabelecer, mas certamente gostam de um bom amante. Há sexualidade crua e desenfreada aqui que implora por atenção. Por serem pessoas muito reservadas, no entanto, alguns desses desejos não são realizados. Como a criatura dos mitos, os Totens da Sereia são atraídos pela água. O oceano, em particular, possui qualidades curativas e energizantes. A Bruxa Sereia geralmente trabalha exclusivamente com o Elemento Água. A pessoa sereia tem habilidades psíquicas intensas. Você vê espíritos, fadas, devas, anjos e outras criaturas fantásticas facilmente. Alguns dos dons que você pode ter incluem clarividência e fascínio hipnótico.

Como Animal de Poder

Alcance a sereia como um animal de poder sempre que trabalhar com o elemento água em rituais, meditações ou magia. Existem outros objetivos para os quais a sereia pode ajudar. Quando você precisa de inspiração, principalmente na música, ela pode liberar sua autoconsciência, então você realmente canta com o coração. Em relação à sexualidade, ela remove as inibições que impedem o verdadeiro prazer. A sereia representa transição e transmutação. Quando você enfrenta mudanças únicas em sua vida, ela pode ajudar a estabilizar as águas ao seu redor. Finalmente, chame a sereia quando você lutar com suas emoções ou quando sua intuição parecer ter secado. O remédio da sereia cura corações partidos e desânimo, depois continua apoiando seu eu intuitivo para que você possa evitar o caos.

Sereias na Cultura Celta

A Tradição Celta tem um relacionamento de longa data com criaturas mágicas da água. Sprites e ninfas frequentemente viviam perto de cachoeiras e poços sagrados. A sereia, porém, mora no mar. Nesta cultura, o simbolismo e o significado da Sereia são os do elemento feminino do Universo. É poderoso e misterioso. A imagem da sereia de cauda dupla adorna muitas igrejas e representa a deusa celta, Sheela-Na-Gig.

Significados da Sereia Para Os Povos Nativos Americanos

Uma história da tribo Mi’kmaq conta a história de um pássaro que descobre um lago com cinco lindas mulheres. Ele notou que eles não pareciam totalmente humanos, tendo pele com escamas prateadas e cabelo de alga marinha. Eles se enfeitavam com presentes do mar, e a metade inferior de seu corpo era a de um peixe. Os contos do Passamaquoddy contam a história de como duas meninas se tornaram sereias (HeNwas). Eles foram nadar em uma área proibida por seus pais. Eles chegaram a um local onde foram cercados por lodo. Suas pernas tornaram-se cobras, seus cabelos eram pretos e tinham faixas prateadas nos braços e no pescoço.

A lenda de Sekani fala do casamento entre um ser humano e uma sereia. No primeiro inverno, a sereia ansiava por seu lar no oceano. Ela implorou por liberdade. Não foi até o segundo inverno, entretanto, que o homem obedeceu para que ela pudesse caçá-lo. Todos os dias ela voltava obedientemente com comida. Eles ficaram felizes e tiveram sete filhos. Depois do último filho, o inverno voltou, e o homem tristemente abriu um buraco no gelo para que ela pudesse voltar. Quando ela começou a nadar, ela percebeu que seus filhos não podiam segui-la. Ela tentou lançar um feitiço, colocando água em seus lábios e dizendo-lhes para segui-la. Infelizmente eles se afogaram e nunca mais foram vistos.

Sonhos com Sereias

Nos sonhos, as sereias quase sempre representam a feminilidade com todos os seus atributos adoráveis. Esses sonhos costumam revelar pistas sobre o seu lado feminino. Isso pode ser um bom presságio, a menos que você tema as emoções e as percepções que a sereia traz. Uma sereia nadando na água pode representar um círculo de emoções que ameaçam dominar. Você se sente como se estivesse afundando e cedendo às pressões ao redor. Encontre seu colete salva-vidas e obtenha ajuda e apoio.

Significados Simbólicos Da Sereia No Extremo Oriente

Existem inúmeras histórias de sereias na China. A literatura a descreve como semelhante às sereias ocidentais, com a habilidade de chorar pérolas, mudar de forma, prever o futuro e criar itens mágicos. Uma história conta a história de uma sereia que pediu para ficar muitos dias com uma família humana para que pudesse tecer e vender seu tecido. Em agradecimento pela hospitalidade do humano, ela chorou um recipiente cheio de pérolas e o deu para a família.

Palavras-chave:

Adaptabilidade
Consciência
Critério
Adivinhação
Emoções
Inocência
Não Conformidade
Aptidão Psíquica
Metamorfose
Singularidade

Texto: Adriana Rosa
Referências: Mermaid Symbolism & Meaning de Bernadette King (What is My Spirit Animal).

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre Mitologia, Seres Míticos e Oráculos, aguarde os próximos posts!

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s