Animal espiritual: Morcego

A forma como descobri o morcego como meu animal espiritual é no mínimo curiosa. Não foi durante uma jornada com animais de poder, mas em um ritual comum de Ayahuasca. Até então, eu nada sabia sobre o animal ou sequer o havia visto em algum acesso ou visão espiritual, minha experiência foi mais como um insight, um profundo entendimento e percepção da medicina do animal e de suas características, e que só depois fui capaz de compreender que a percepção intuitiva e o discernimento também faziam parte das faculdades do animal, por isso não pude vê-lo com o sentido da visão até aquele momento.

Cético como sempre fui, não quis considerar essa experiência como algo determinante, pois precisava de uma confirmação de que ele era um aliado. Então, por volta das 4h30m da manhã, resolvi sair do salão onde estava sendo realizada a cerimônia e fui em direção ao pátio. Foi lá que eu vi, já materializado, o morcego, que passou voando sobre mim. Na mesma hora desceu um arrepio da cabeça aos pés e ouvi como que uma voz me dizendo: Você duvida? Está aí a confirmação que queria.

O morcego é um animal de hábitos noturnos e dotado de um sentido chamado biossonar que o permite ver na escuridão através das frequências sonoras. O morcego emite um som que ecoa de volta e se utiliza da informação do eco para se orientar no escuro e também, para determinar a localização e distância de suas presas. Na tradição xamânica a medicina do morcego tem relação com o processo de morte e renascimento, tal como a renúncia do Pendurado no Tarot, que se entrega à Morte para receber a revelação. O morcego nos incita a nos “pendurar” de ponta-cabeças para ver a vida em outra perspectiva, tal como ele vê. Este ser paradoxal representa a renúncia e a morte do ego para o renascimento de uma nova identidade.

O morcego confere faculdades para o indivíduo tomar conhecimento de si e do mundo espiritual sem empregar o sentido da visão. Aqueles que têm o morcego como animal de poder, ainda que tenham dificuldade em enxergar o plano espiritual, podem desenvolver uma percepção intuitiva muito forte e precisa. Indivíduos com este animal no totem, deverão apurar seus sentidos para ouvir o as mensagens ocultas do Espírito e se orientar no curso da vida.

O morcego é um dos animais mais incompreendidos.”

Ted Andrews

Simbolismo e significado do morcego

Se você está buscando a sabedoria da energia do morcego, é um sinal de que seu Eu Superior está ajudando você a aguçar seu sentido de visão verdadeira .

Para citar o saudoso Ted Andrews (autor de “Animal Speak” e muitos outros livros maravilhosos); “O morcego é um dos animais mais incompreendidos.” Como os morcegos saem à noite,  eles têm laços emblemáticos com a morte e o submundo. Quando olhamos mais de perto, no entanto, vemos que o morcego (como todos os mamíferos) vivem dentro do útero da mãe de onde emerge, uma renovação simbólica e um novo começo. Tanto é verdade que a sabedoria popular chama essas criaturas de “Guardiões da Noite”. Na natureza, Morcego é muito carinhoso; isso mostra que é socializado em seu grupo . Eles têm habilidades únicas de comunicação e ficam perto da família e dos jovens. Embora possam evitar os humanos, não lhes falta interação entre os seus. Na verdade, os morcegos são tão “melindrosos” com sua própria família, pode-se dizer, que essas criaturas da noite são realmente “fofinhas”. Por causa de sua natureza doce e calorosa, o simbolismo do morcego é um lembrete profundamente comovente de que nunca devemos julgar um livro pela capa.

Para caçar, muitas espécies de morcegos requerem eco-localização; que é uma habilidade muito precisa, dando ao Morcego o significado de descobrir o oculto e sintonizar-se com as frequências vibracionais. Além de sua capacidade de encontrar suas presas, as asas do morcego são bem adequadas para movimentos simples – elas são, na verdade, estruturadas um pouco como os nossos dedos se abrindo para descobrir o que está se escondendo na escuridão de nossas vidas. No xamanismo, a medicina de morcego está diretamente ligada à capacidade do xamã de caminhar entre os mundos. O morcego representa morte e vida, fins e começos. Voar com o morcego significa confiar em seus dons psíquicos e ter confiança em si mesmo. As histórias europeias associam o Espírito Morcego a criaturas mágicas como bruxas e vampiros; naquela época, não era um status positivo. No entanto, o Morcego como um familiar nos tempos modernos é muito mais positivo, representando a boa sorte.

Animal Espírito Morcego

Se o Morcego fez sua presença conhecida como seu Espírito Animal, esteja pronto para grandes transições . Os morcegos são animais altamente sensíveis . O Morcego pedirá que você mantenha todos os seus sentidos em alerta para que você reúna os sinais e presságios que o Universo está lhe dando. Como seu animal espiritual, o morcego o ajudará a fortalecer sua capacidade natural de “ver” com todos os seis sentidos. Se o Morcego continuar aparecendo em sua consciência, reserve algum tempo para limpar e refinar seu paladar, visão, tato, olfato, audição e, é claro, suas habilidades clarividentes ou psíquicas. Observe que, embora o morcego possa simbolizar a morte , como um animal espiritual, não precisa ser uma morte literal. Em vez disso, algo pode acabar – um trabalho, um relacionamento ou mesmo pensamentos antiquados sobre você e o seu papel no espetáculo da vida. O Morcego está aqui para tornar essa mudança o mais suave possível e aliviar qualquer dor associada.

Animal Totem Morcego

Aqueles que nascem com um Totem de Morcego têm percepções estranhas . Não tente enganá-los com disfarces – não vai funcionar. Na verdade, geralmente vai explodir na sua cara porque Morcego não tem tempo para tais enganos. Os morcegos são animais muito sociais, as pessoas que se identificam com o Morcego como seu Animal Totem querem estar sempre rodeadas de familiares e amigos com quem possam se comunicar de maneira honesta e aberta – especialmente sem que os outros temam suas sensibilidades psíquicas. Se você tem um Totem de Morcego, você é um excelente comunicador que sabe como mudar o rumo de uma conversa quando necessário e se adaptar rapidamente. Quando em um grupo, você sabe ser um ouvinte ativo , dando voz a todos. Por causa disso, você provavelmente terá muito poucas (se houver) “colisões emocionais” com outras pessoas. Suas percepções o tornam sábio e diligente, muitas vezes sendo o iniciador de coisas novas ou aquele que limpa depois.

Animal de poder de morcego

Existem muitos motivos para escolher o Morcego como seu Animal de Poder, e um deles é ajudá-lo nas transições espirituais e na exploração de vidas passadas. O morcego nos ajuda a descobrir segredos, mesmo aqueles que escondemos de nós mesmos . Quando as sombras caem, os Morcegos devem usar sua capacidade de eco-localização para evitar desastres. Você é um guardião de segredos? Você guarda os medos em lugares escuros? O morcego irá ajudá-lo a identificar essas sombras e a acabar com as cargas emocionais que estão pesando sobre você. O Morcego como Animal de Poder, também pode nos ensinar quando uma fuga apressada é necessária – é normal voltar para a segurança de uma caverna periodicamente. Lá você pode descansar e rejuvenescer onde você ficará menos visível. Recorra à Medicina do Morcego sempre que quiser liberar formas antigas e ultrapassadas de pensamento e comportamento. Livre-se do medo e abrace uma nova maneira de viver! Lembre-se de que enfrentar as trevas não precisa ser assustador e pode ajudá-lo a buscar a Luz como um lugar onde você pode viver, sempre.

Significados simbólicos do Morcego nativo americano

Como um símbolo animal do povo nativo americano, o Morcego é um guia na escuridão. A medicina dos morcegos nos liberta de nosso antigo eu e abre as portas para algo novo e curativo. Como em outros ambientes, o Morcego também pode ser um malandro semelhante ao Coiote. O blefe do cego é seu jogo favorito. Deixe o Morcego te ensinar a “ver” pelo “ouvido”. Mas, também, deixe a energia do morcego lhe ensinar que as coisas nem sempre são como você as “vê”.

Morcego como um símbolo animal celta

O simbolismo celta associa os morcegos ao submundo e também, um “navegador espiritual”. Como o morcego está pendurado de cabeça para baixo, os celtas deram a essa criatura noturna o valor simbólico da transposição – semelhante a renascer.

Sonhos com Morcego

Quando as asas do morcego chegam ao seu seu sonho, isso representa um potencial que ainda não foi explorado. Tudo o que você fazia no passado não é quem você é hoje. Se você está considerando qualquer negociação contratual, leia com atenção as entrelinhas. Sonhar com Morcegos pode ser um poderoso presságio de energia negativa. Mas isso ocorre apenas porque a sociedade vilipendiou esses animais incríveis. Os morcegos são associados a contos de vampiros e outras entidades demoníacas. Por causa disso, os morcegos simbolizam ser internamente (mentalmente, emocionalmente e espiritualmente) impuros. Os sonhos com Morcegos podem falar de desastres pessoais iminentes, então seja diligente em discernir se é hora de conduzir uma limpeza espiritual de você mesmo ou ao seu redor. Por outro lado, ver um morcego em seus sonhos pode ser um símbolo de indivíduos em sua esfera que são vampiros energéticos. Essas pessoas podem estar a sugar todos os recursos (financeiros, emocionais e mentais) de que você dispõe.

Palavras-chave:
Clariaudiência
Clarividência
Intuição
Aptidão psíquica
Insight
Comunicação
Sonhos
Sombras
Morte
Transição
Renascimento
Iniciação

Texto: Leo Gitano
Referências: Bat Symbolism & Meaning de Bernadette King

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário! E se deseja saber mais sobre Xamanismo, Seres Míticos e Animais de Poder, aguarde os próximos posts!

Para consultas, clique aqui.
Para cursos, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s